MEUS AMADOS IRMÃOS PORTUGUESES...
 
É com imensa alegria, que repasso esta relíquia enviada pelo meu irmão literário e eminente Assessor de Cultura da Universo  ( Universidade Salgado de Oliveira )  MD  João Luiz de Souza, garimpada pelo Boletim Eletrônico da Universidade.
Um lusófono abraço do
Luiz Poeta - Rio de Janeiro - Brasil

Soneto

D. Pedro II

 

Não maldigo o rigor de iniqua sorte,
Por mais atroz que seja e sem piedade,
Arrancando-me o throno e a magestade,
Quando a dois passos só estou da morte!
 
Do jogo das paixões minh'alma forte
Conhece a fundo a triste realidade,
Pois, se agora nos dá felicidade,
Amanhã tira o bem, que nos conforte.
 
Mas a dôr que excrucia, a que maltrata
A dôr cruel que o animo deplora,
Que fere o coração e quasi o mata,
 
E' ver da mão fugir, á extrema hora,
A mesma bocca lisongeira e ingrata,
Que tantos beijos nella poz outr'ora!
 
                           (Grafia da Língua Portuguesa em 1914)
 
Na semana  em que se comemora os 200 Anos de Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, o Boletim Eletrônico de Cultura da UNIVERSO, garimpou este soneto escrito por Dom Pedro II, durante o seu exílio, após ser deposto no dia 15 de novembro de 1889. Vale registrar que Dom Pedro faleceu no exílio, na cidade de Paris, em 5 de dezembro de 1891 e que a ele o Brasil deve uma série de inovações e de construções de equipamentos públicos, que ainda hoje atestam a modernidade das idéias do nosso Imperador.
Este soneto segue com um abraço especial para o nosso aliado cultural, o Príncipe Dom João de Orleans e Bragança, nosso parceiro nas rodas de poesia e literatura, sendo, também, nosso anfitrião em sua casa de Paraty, onde realizamos durante a Festa Literária de Paraty (FLIP), um tradicional Sarau sob uma amendoeira centenária e iluminado por tochas, ocasião em que poetas do Brasil inteiro, revezam-se no ato de dizer seus poemas ou apresentarem-se através de outras performances artísticas. Aqui fica o abraço de gratidão ao Príncipe Dom João de Orleans e Bragança (um poeta do olhar) e toda a sua família.
 

Fundo_Google _ Formatado por Cecília Rodrigues 

**

Menu

E-Mail

 

 

 

Livro de Visitas

Cirandas

Páginas Especiais

Poesia Declamada

 

+Poemas

Poetas